12 de fev. de 2009

Lembranças Gostosas

Quando em silêncio fecho os olhos,
percebo que,dentro de mim existe um mundo vivo,
cheio de cores, sabores e cheiros.
Revejo pessoas conhecidas,
pessoas amadas
e pessoas que já não fazem parte do meu cenário.
Posso ver minha mãe fritando bolinhos,
fazendo um pão-de-ló,
meu pai trazendo no final do seu dia de trabalho
as guloseimas tão esperada por nós.
Pura alegria!!

Sinto o cheiro, os barulhos, os enfeites,
as toalhinhas brancas de crochê
branquinhas e engomadas sobre os movéis.
Tudo parece tão real
e me pergunto, que mágica é essa
que consegue nos retirar de um tempo
e nos faz viajar por qualquer outro,
nos fazendo sentir as mesmas emoções,
as mesmas sensações que pareciam estar
enterradas no passado?

Talvez essa mágica seja um remédio que a vida nos oferece
para que curemos mágoas antigas, medos, regras e modelos
que pareciam estar grudados em nossa alma.

Assim, posso conversar com a criança que fui
e acolhê-la com amor,
compreender os motivos que a fizeram assustada e insegura,
para que agora já adulta apague esses medos e essa insegurança.

Posso conversar com a Jovem que fez escolhas que não queria,
e descobrir as lições que a vida lhe ensinou,
para que a frustração se transforme em sabedoria
e as culpas dos fracassos
cedam lugar à vontade de acertar.

Descobri que posso reinventar, não só o meu presente,
mas também o meu passado,
pois posso visitar esse mundo "distante"
e enxergá-lo com novos olhos;
senti-lo agora com maturidade;
compreendê-lo com mais generosidade e menor rigor.
Convido vocês para que façam essa viagem maravilhosa
e revejam todos os momentos que marcaram o coração,
para que a vida não fique tão pesada,
e também para que possamos
reaprender a dançar com a vida,
do mesmo modo que fazíamos,
quando éramos crianças.

A Saudade é a maior prova
que o passado valeu a pena!!
.